Chiara Ajkun バレエ

Prêmios
Medalha para as Artes pelo Primeiro Ministro de Malta (1990), Melhor Coreografia no “Malta Festival” do The London Times (1991), Melhor Coreografia no “Fiuggi Europa Platea” (1995), Melhor Coreografia no “Manfredonia Awards” (1996 E 1997), “Dame Grand Cross” nomeada pelo Grão-Mestre HRH Príncipe Humbert Ferdinando, o Terceiro (1999), Membro Honorário da “New Rochelle High School - Educação em Artes Cênicas e Visuais, PAVE” (2008).

Chiara Ajkun, Director Artístico

Professora de Ballet
Chiara Ajkun é a criadora da Metodologia Ajkun (c), um sistema de aprendizado científico que facilita o entendimento de conceitos complexos de treinamento, com o objetivo de evitar distúrbios posturais e prolongar a carreira profissional.


Chiara é creditada pelas realizações técnicas e artísticas de muitos dançarinos notáveis; seus alunos se apresentaram em todo o mundo em companhias como o Australian Ballet, Ballet de Montecarlo, Honk Kong Ballet, New York City Ballet, Royal Ballet, Stuttgart Ballet, Vienna Staatsoper, entre outras.

Bailarinos profissionais, estudantes de dança e professores de dança viajam todos os anos de todo o mundo para se beneficiar do excelente ensino de Chiara e seu Programa de Trainee é credenciado para o visto H3 pelos Estados Unidos desde sua concepção.

Em certas épocas do ano, Chiara gosta de compartilhar seu amplo conhecimento com jovens gerações de bailarinos por meio de Master Classes oferecidas em várias instituições de dança na Austrália, Europa, América do Norte e do Sul, enquanto continua treinando bailarinos profissionais para suas apresentações e períodos de recondicionamento.

Chiara Ajkun, Direttore Artistico
Chiara Ajkun Facebook

Esta homenagem é concedida à Dra. Chiara Ajkun por sua inestimável contribuição para as Artes. Que o trabalho da Dra. Ajkun seja de inspiração para a comunidade global ”- Grão-mestre H.R.H. Príncipe Humbert Ferdinando, o Terceiro

Conectar-se com Chiara: Dança, Ballet, Coreografia

Liderança
Dra. Ajkun tornou-se diretora artística em 1985, nomeada pela Universidade de Dança, Teatro e Artes Liberais, onde ainda é artista convidada em residência, servindo, portanto, à companhia “Balletto Regionale di Mantova” até retornar a Nova York. Chiara criou e dirigiu o concurso europeu de dança "Premio DanzaEuropa", o concurso europeu de ópera "Premio Katia Ricciarelli", em colaboração com as Óperas Nacionais da Itália, Hungria e Albânia, e o festival "Dance in Italy" para a União Europeia e o Ministério de Relações Exteriores. Dra. Ajkun atuou como membro de painel dos Conselhos de Educação da Lombardia, Lácio, Apúlia, Calábria (Itália) e atualmente atua como especialista nos distritos de escolas públicas da cidade de Nova York e Westchester County (EUA).

Clique na bandeira para ler em outro idioma

Chiara Ajkun - Diretora Artística

“Devo muito à incrível Chiara Ajkun, mas é a mudança de vida que me vem à mente”
Sophia Sing – Phoenix, AZ

Quem é Chiara Ajkun?
Chiara nasceu em Mantova, uma cidade histórica na região norte da Lombardia (Itália), no marco “Palazzo Valentini” (1830), lar de sua família. Ela vem de uma linhagem distinta de patronos das artes, remontando a 1200 anos, que orgulhosamente avançaram na educação das mulheres. Sua mãe Daniela, professora de dança e chanceler da universidade, e seu falecido pai Demetrio, um acadêmico, a criaram com ênfase na educação e nas artes. Chiara também credita seus avós Umberto e Rina por seu amor pela música clássica e pela ópera, que ela chama de "a trilha sonora da minha infância". Sua irmã Valentine é autora e professora da Universidade de Pádua. Chiara tem dois filhos: Wolfrantz e Alexeij.

Chiara adora viajar, conhecer novas pessoas, aprender sobre diferentes culturas e está especialmente interessada em história, filosofia, direito e inovações científicas. Ela também gosta de moda, passeios a cavalo, ioga e pilates, assistir filmes, experimentar  diversas cozinhas e passer o tempo com sua família e amigos em todo o mundo. Chiara mora na cidade de Nova York e viaja pelo mundo para coreografar.

"A coreografia de Chiara Ajkun é uma obra de gênio, combinando movimentos lindamente coordenados com interpretação astuta da intenção do compositor." Arauto da imprensa de Portland - Christopher Hyde 


"A interpretação de Chiara Ajkun sobre Carmen é excelente…. um sucesso notável ... caracterização muito mais precisa das várias personalidades.

London Times - M. Ghirlando

Coreógrafa
Coreógrafa premiada, Chiara criou balés para as principais companhias e teatros da Albânia, Argentina, Austrália, França, Gran Canaria, Itália, Holanda, Malta, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Coreografias de Chiara também foram encomendadas para filmes, de televisões nacionais (ABC, BBC, FOX, RAI) e para dançarinos de destaque de companhias como American Ballet Theatre, Royal Ballet, Paris Opera, Het National Ballet, Australian Ballet, Australian Ballet, Moscow Ballet, Ballet de Stuttgart, entre outros.

Chiara Ajkun, Diretora Artística
Chiara Ajkun, Ballet Director

"Você está preservando nossa cultura e herança e demonstrando que nossa diversidade é a nossa maior força."
Parte de uma carta de Hilary Rodham Clinton - Secretária de Estado dos Estados Unidos da América

Chiara Ajkun Linkedin

A Companhia Ajkun Ballet Theatre, a Organização da Ajkun Ballet Theatre e seus agentes autorizados representam exclusivamente todos os artistas da AjkunBT em todo o mundo.
Seus nomes, fotos, vídeos e imagens são protegidos por direitos autorais e requerem consentimento por escrito da Divisão de Imprensa e Comunicação da Ajkun Ballet Theatre para qualquer uso. Os arquivos de fotos originais serão disponibilizados quando permitido.

Chiara Ajkun Instagram

Carreira e Educação
Como bailarina principal, Chiara dançou a maioria dos grandes papéis clássicos e coreografias neoclássicas.
A magnífica técnica de Chiara e as sensibilidades de atuação permitiram que ela se destacasse em muitos papéis diferentes, embora talvez seja mais conhecida por suas performances de Kitri (Don Quixote), Odette / Odile (Lago dos Cisnes), Nikiya (La Bayadère), Julieta (Romeu e Julieta) ) e Aurora (A Bela Adormecida) enfeitando os palcos da Royal Opera House em Londres, do Metropolitan Opera House em Nova York, da Ópera Estatal em Viena, do Théâtre des Champs-Elysées em Paris e dos Festivais Internacionais e de Galas de Ballet na Itália , França, Bélgica, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Áustria e EUA. Fundamental para sua carreira de artista foram as colaborações com Rudolf Nureyev, George Balanchine, Oleg Vinogradov e o empresário Dimitri Papoutsis.

Chiara estudou ballet na Itália, França, Inglaterra e Nova York com Serge Peretti (Paris Opera), John Field (Royal Ballet), Ninel Kurgapkina (Mariinsky Theatre), Felia Doubrovska (School of American Ballet) e Milorad Miskovitch (La Fenice), pas de deux com Ekaterina Maximova e Vladimir Vassiliev (Bolshoi Ballet) e Víktor Róna (La Scala) e aperfeiçoou sua arte com o inestimável treinamento de Alexandra Danilova (New York City Ballet). A educação formal de Chiara inclui diplomas em "Literatura Internacional", especializações em Pedagogia e Administração de Empresas, mestrado em "Artes Cênicas" e doutorado. em "Patologia do balé".

Uma das profissionais de ballet mais conhecidas e confiáveis do mundo, a Dra. Chiara Ajkun é diretora artística da Ajkun Ballet Theatre e supervisiona a companhia profissional, a escola de ballet e o fundo de ajuda financeira para bailarinos.


Coreógrafa premiada, professora de ballet clássico e pioneira em medicina da dança, Chiara trabalha para companhias de dança e escolas de ballet na Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul.


Graças à sua liderança, a Ajkun Ballet Theatre se apresentou para milhões de pessoas em teatros, televisão e plataformas on-line, forneceu milhares de dólares em educação em dança e criou uma rede mundial de companhias de dança que promovem o emprego e a capacitação dos jovens.


Chiara é uma incansável defensora da diversidade, multiculturalismo e igualdade, incorporada por muitos programas filantrópicos que ela criou.


Suas realizações como líder cultural global estabeleceram, Chiara Ajkun, como uma das figuras públicas mais respeitadas e admiradas atualmente.